Os ensaios fotográficos de Cesar Acosta

Leia mais

Inspiração: Tatuagens delicadas

Leia mais

Como viajar gastando pouco

Leia mais

Casais viajantes para seguir no Instagram

Leia mais

10/09/2015

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Você sabia que hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio? Por isso, especialmente no dia de hoje, nós vamos contar -parte- da história de Laura Hospes. Ela é uma mulher de 20 anos, que estudava fotografia e aproveitava a vida ao máximo, mesmo planejando colocar um fim nela. Laura sofria de transtorno alimentar e mesmo tratando o problema, ele voltou com mais força. Ela procurou um psicólogo e depois de um ano de tratamento, tentou se matar e acordou num hospital psiquiátrico.
Após a recuperação física, Laura fez um retrato dela mesma, pois era isso que a fazia se sentir aliviada quando estava solitária ou com raiva. Ela usou a câmera do celular, já que estava sem acesso a outras coisas e, um dia depois, o seu namorado lhe entregou a sua câmera, e foi então que começou a se retratar na situação horrível em que se encontrava, e toda vez que o fazia, sentia um alívio rápido que acalmava a sua cabeça.
Ela conta que foi a câmera que a ajudou a lidar com todas as emoções fortes que a estavam “esmagando”. Ela sentia que estava prestes a explodir se não pudesse se expressar, por isso a câmera a salvou dessa maneira.

A partir disso, Laura desenvolveu um projeto com as fotos, que leva o nome de UCP-UMCG (e é o departamento psiquiátrico onde ela estava internada). O objetivo é tocar as pessoas e fazê-las ver que não estão sozinhas enfrentando esse problema, além de querer mostrar o que se passa atrás das portas de um hospital psiquiátrico, toda a dor e o medo dos pacientes.

“As pessoas em hospitais psiquiátricos não são loucas, elas sentem-se como se estivessem enlouquecendo. E isso é o pior sentimento que já tive”, disse Laura.


Saiba mais: Todos os anos, cerca de 12 mil pessoas se suicidam no Brasil 
800 mil pessoas se suicidam em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por isso, existe uma campanha nacional em defesa da vida, idealizada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria que vai deixar iluminadas de amarelo as fachadas de prédios públicos em todo o país, inclusive o Palácio do Congresso. A campanha tem como objetivo desfazer o tabu e ajudar médicos a identificar, tratar e instruir pacientes. 

Encontre o blog:
Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to Tumblr
Comente pelo Facebook

2 comentários:

  1. Nossa as fotos são chorantes, adorei a iniciativa de colocar no seu blog!! Parabéens

    Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ba! :) As fotos são chocantes mesmo...e agoniantes!!!

      Excluir