Os ensaios fotográficos de Cesar Acosta

Leia mais

Inspiração: Tatuagens delicadas

Leia mais

Como viajar gastando pouco

Leia mais

Casais viajantes para seguir no Instagram

Leia mais

04/11/2015

10 dicas para se tornar uma mulher de sucesso


Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela se tornou a fundadora, diretora executiva e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. 

A história dela é tão diferente, e ao mesmo tempo parece tão acessível, que poderia ter acontecido com qualquer uma de nós. Após viver tudo isso Sophia deu origem ao livro#GIRLBOSS.

Ser uma #GIRLBOSS, segundo Sophia, é muito mais do que a tradução literal da palavra (uma mulher que é chefe, que tem poder), é alguém que sonha grande e que pretende trabalhar duro por esses sonhos, é ser a chefe de sua própria vida, não necessariamente ser chefe de qualquer outra pessoa.

Por isso separei 10 dicas da autora em como se tornar uma #GIRLBOSS, na vida e no trabalho:

1. Aprenda a ver o fracasso como uma coisa boa – e a não ter medo dele


“O fracasso é uma invenção sua”, é o título de um capítulo do livro. O que ela quer dizer, é que fracasso não existe, já que, quando você fracassa, você aprende e ganha experiências, e fracassar é essencial para o crescimento.

2. Loucura é fazer a mesma coisa todos os dias e esperar resultados diferentes

Mais uma ótima frase do livro: se você quer sair do seu trabalho e ter uma empresa, não vai conseguir se continuar indo pro trabalho todo dia e fazendo tudo igual. Nesse caso, loucura não é largar um trabalho fixo pra tentar outra coisa e sim seguir trabalhando e achar que algum dia algo vai mudar. Basicamente ela disse: arrisque-se e não dê bola pra quem te chamar de louca – loucos são eles!

3. Lembre-se de que nada é chato e difícil para todo mundo

Sophia odiava finanças e encontrou um analista financeiro que adorou ensiná-la sobre o assunto, ou seja, se concentre no que você gosta e sabe fazer e chame pessoas que gostem tanto do que você considera chato quanto você gosta do que considera legal. Assim, você constrói uma rede de pessoas motivadas e interessadas a fazer acontecer!

4. Quando você pensa em alguém, você dá poder à essa pessoa

Ela usa essa frase no livro quando fala de concorrência, de que ela não se preocupa com seus concorrentes, pois acredita que pensar muito em algo ou em alguém dá poder a ele. Podemos estender esse pensamento para toda a vida, e não pensar naqueles que podem nos ameaçar ou fazer mal, foque em você mesma. 

5. Você pode fazer qualquer coisa, seja criativa

A autora trabalhou em muitos trabalhos chatos antes de ter a Nasty Gal: de recepcionista de uma escola de artes a vendedora de loja, mas ela diz que sempre fazia seus trabalhos serem o mais criativos possíveis. Por exemplo: se você está entediada preenchendo planilhas, tente ver o máximo de linhas que consegue preencher em 30 segundos, busque nas atividades entediantes do dia a dia uma forma de criar – e se divertir.

6. Estilo não tem nada a ver com moda – muito menos com dinheiro – e sim com personalidade. Isso sim faz a diferença

Imagine: uma pessoa que não se importa nem um pouco com moda, está de jeans e camiseta. Agora uma outra, que se importa muito, está com todas as ultimas tendências do momento, qual delas passa mais personalidade: a primeira né? Sophia sempre teve estilo, mesmo quando não tinha dinheiro, e ela diz que você deve ser fiel ao seu estilo pessoal e não se importar com tendências que não são pra você. Ter estilo e personalidade, faz com que você se destaque em qualquer lugar, use o que você gosta, e te faz bem!

7. Independente de quais forem seus sonhos, se você ouvir quem está ao seu redor, as chances deles se tornarem realidade são bem pequenas

Mais do que acreditar em si mesma, se você perder tempo ouvindo o que todo mundo tem para te dizer e olhando para as atitudes e conquistas alheias, o tempo para se concentrar em seus próprios sonhos diminui: foque em você!

8. Quando ouvir um “não”, considere-se ouvindo um “como?”

No livro e em entrevistas, ela ressalta que o “não” é só o ponto de partida, é tipo: “ok, levei um não, agora como vou ser mais criativa na minha próxima tentativa?”. Rejeição dói sempre, mas o sentimento de orgulho que você tem quando tenta de novo e consegue é muito melhor do que se tivesse funcionado na primeira vez!

9. Aprenda a se sentir confortável assumindo riscos

Quando você sonha grande, você vai assumir muitos riscos ao longo da vida, e se isso for confortável para você, a vida vai ser mais leve, mais fácil e provavelmente você vai chegar lá antes. Aprenda a gostar da adrenalina de assumir riscos no trabalho!

10. Faça o trabalho sujo

Sophia começou vendendo roupa vintage no Ebay. Ela passava horas barganhando em brechós nada limpinhos, depois analisava e cuidava de cada peça garimpada. Fotografava todas as peças, sempre tendo muito cuidado com a estética e construiu seu site todinho quando mal sabia mexer no photoshop. Esses foram só alguns dos itens que ela precisava trabalhar. Assim, garantiu sempre uma entrega de alta qualidade.

Todas essas dicas que separei hoje pra vocês são a prova de que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Busque seu próprio caminho para o sucesso!

"Altere as suas roupas o quanto quiser, mas não ouse alterar a pessoa esquisita que existe dentro de você – ela te apoia tanto quanto eu."

Encontre o blog:
Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to Tumblr
Comente pelo Facebook

15 comentários:

  1. Olá menias, tudo bem ?
    Caí aqui no blog de vocês de paraquedas e estou AMANDO. Adorei o post, super inspirador.
    Adorei o post abaixo sobre a saia e ainda estou vasculhando aqui.
    Um grande beijo e sucesso para todas nós !
    www.segredosdaadri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriane, que bom que você gostou! Esperamos que continue nos acompanhando, sucesso!

      Excluir
  2. Muuuito legal a estória dela cara!!
    Eu nem fazia ideia quanto vi esse livro pela primeira vez, que ele era algo assim!
    Amei, amei e amei!! hahah

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Raissa, nem imagina que o livro poderia passar tantas coisas boas e positivas pra nós mulheres!
      Beijos, Dani Witt!

      Excluir
  3. Caraca, várias pessoas já me indicaram o livro
    Adorei o post, essas frases me tocaram. Quero mais ''ensinamentos'' de sucesso haha
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila o livro é ótimo, vale a pena. A gente acaba de ler ele mais madura e determinada! HAHA

      Excluir
  4. Geeente estou louca de vontade de ler esse livro! Sério! Tá na minha wishlist. Acho que precisamos de histórias assim, pra inspirar a gente e ver que só depende de nós meses. Sem contar que tem todo o charme do design do livro ne? #PRECISO dele! HAHAHAHAH Beeeeijos

    http://www.verdadeescrita.com/eu-sempre-menti-a-minha-idade/

    ResponderExcluir
  5. Show, amei as dicas, super inspiradoras e motivadoras. Gostei principalmente do nº 8, que mostra como lidar com o não.
    Beijos!
    www.juliethsilva.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, determinação e acreditar são a chave! adorei o blog ^^

    http://www.rodrigofernan.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei dicas são ótimas!

    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu to louca por esse livro!
    Amei as dicas!
    A 2 e a mais verdade ne!!!
    beijinhos, Re
    http://blogsonhosdeverao.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Realmente uma história totalmente diferente! Mostra que podemos sim sair do comodismo, transformar nossa vida! Uma inspiração para muitas inclusive a mim! Não esperar os outros fazerem por você seu sonho, é SEU SONHO! Então corra atrás, nem que tropece! Olhe sempre para o final do túnel!

    Visite meu blog! Falo sempre sobre a identidade da mulher.
    http://mundodeframboesa.blogspot.com.br/

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Sou loooouca pra ler esse livro e o seu post só me fez aumentar a vontade. Essa mulher deve ter uma história incrível e eu concordo com tudo que você falou. Se quisermos chegar a um lugar que ninguém chegou, precisamos fazer coisas que ninguém fez e isso envolve aceitar riscos, auto-confiança e dedicação. Beijos!

    www.chuvadejujubas.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Esse livro é ótimo e muito inspirador!

    ResponderExcluir