Os ensaios fotográficos de Cesar Acosta

Leia mais

Inspiração: Tatuagens delicadas

Leia mais

Como viajar gastando pouco

Leia mais

Casais viajantes para seguir no Instagram

Leia mais

02/10/2015

Eu escolhi Artes Cênicas

A Eliandra está cursando a sexta fase do curso de Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente está trabalhando no segundo estágio, o que é incrível, pois ela conta que é quase impossível encontrar um estágio na área. Antes desse, que é na Escolinha de Arte do CIC (Centro Integrado de Cultura), ela trabalhou no Instituto Guga Kuerten.

Diz que gosta de praticamente tudo que aprendeu no curso, mas em especial das aulas de encenação e direção. “Existem poucas coisas que eu não gostaria de fazer de novo, mas só porque o modo como eu vejo a arte mudou, então algumas coisas que eu gostava antes, hoje não acho que sejam tão interessantes.”, contou.

Quanto o nível de dificuldade das matérias, ela diz que o trabalho do ator, no geral, não é fácil. Não é difícil como estudar química e física, por exemplo, mas é complexo e requer muita dedicação e disposição.

No curso de Artes Cênicas você aprende todos os passos para a criação de um personagem e uma peça teatral completa. “É muito difícil descrever os personagens encaixando-os em todas as características necessárias em um texto só com falas e algumas indicações.”, disse.

As matérias também ensinam a história do teatro, suas ramificações, dramaturgia, trabalho de corpo, de voz, audiovisual, produção, cenografia, direção, maquiagem, figurino...Você pode atuar, produzir, dirigir, criticar, escrever, ensinar. “Durante o curso você sempre acaba descobrindo o que dentro das Artes Cênicas te desperta mais curiosidade, mas num geral tudo é encantador.”, contou.

Em Santa Catarina, o mercado de trabalho é complicado, instável e quase inexistente. A remuneração varia conforme o local onde você vai trabalhar, a área e o envolvimento no trabalho, mas, no geral, os artistas são conhecidos como uma classe que não ganha bem.

O curso tem duração de quatro anos e não existe nenhum pré-requisito para ingressar, mas é interessante que você já tenha feito aula de teatro, já tenha ido ao teatro assistir alguma peça ou já tenha lido peças teatrais. Mas, se nunca fez nada disso, não tem problema nenhum, pois você vai aprender a fazer! O importante é ter muita dedicação.

A Eliandra não se sente julgada pela escolha que fez, diz que quando fala que faz Artes Cênicas a primeira reação das pessoas é dizer "SÉRIO? Que irado!", mas depois olham com uma cara de "vai morrer de fome". Independente de qualquer coisa, ela acha que esse é o curso certo. “Por tudo que eu sou e gosto, não há nada que se encaixe tão bem pra mim quanto as Artes Cênicas.”, disse.

Quanto a ser a “escolha certa”, ela responde com outra pergunta: “O que é a escolha certa, né? Ganhar bem e ter uma vida financeiramente estável, ou não ganhar muito, praticamente pagar pra trabalhar, mas ser aquilo que te motiva a viver?”. Ela diz estar buscando o encontro das duas coisas e isso é o que a faz acreditar que fez a escolha certa.


Encontre o blog:
Facebook Instagram

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to Tumblr
Comente pelo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário