Quando perguntei como tudo começou, a Débora me contou que desde o Ensino Médio tinha um espírito empreendedor. Ela vendia cupcakes na escola e até fazia encomendas. Inclusive, a página no Facebook dos doces existe até hoje e se chama "In the sky Doces". Nessa época, o objetivo era juntar dinheiro pra viajar para NYC, por isso tudo o que ganhava durante os dois anos de vendas era guardado no banco. Porém, no final de 2013, os pais de Débora a surpreenderam com um presente: UM INTERCÂMBIO PRA NY! Ela ficou lá durante um mês e meio e quando voltou ainda tinha todo o dinheiro que havia economizado e ele foi o suficiente para dar um start na Yellow.
Em New York a Débora viu e teve contato com inúmeros conceitos diferentes sobre a moda, mais especificamente, sapatos! Por isso ela voltou para o Brasil super inspirada, querendo transmitir aquilo que estava sentindo, mas até então não sabia como. A influência para abrir a loja partiu da família que já trabalhava no ramo e deu um grande incentivo para que ela desenvolvesse um negócio nessa área também. "A minha primeira ideia foi fazer a loja online para a venda de sapatos mais diferenciados. Todos eles passam por mim, seja a criação total do modelo (a partir do desenho), a escolha dos materiais, a fotografia, design da loja, administração e empacotar os pedidos", contou.
Mas e depois? Como ganhar credibilidade? Nesse quesito, a Déb contou que não foi fácil! "No início foi complicado, assim como para qualquer comércio, principalmente online. Mas a partir da primeira compra (e de amigos que compravam diretamente comigo), um foi falando para o outro e tem sido assim até hoje. Outra coisa é que os sapatos são diferenciados e exclusivos! Além disso, eu tento sempre responder a todos os clientes", disse.
Depois de conseguir clientes fiéis, surgiu a preocupação com investimentos. Onde investir para o negócio continuar dando certo? Muitas lojas cometem erros nesse quesito, mas não foi o caso da YF! A Débora contou que seus maiores investimentos são no design dos sapatos, o que de fato é super perceptível, já que eles são totalmente incríveis e diferentes, feitos exclusivamente pra pessoas que fogem do comum! Mas além disso, também existem investimentos em fotografia e design gráfico. Já os custos fixos para manter a loja contém despesas com a manutenção da loja online e os impostos. "Infelizmente tudo no Brasil tem imposto. É meio que impossível fugir disso, ainda mais quando se trabalha com comércio. Acredito que pago o imposto médio que toda empresa de vestuário/calçados brasileira paga (visto que todos os produtos são produzidos no Brasil)", contou. Nessa parte, a Débora conta com o auxílio da mãe, já que seu tempo trabalhando diariamente na loja costuma variar por causa da faculdade. "Tem dia que tenho aula de manhã e a tarde, ou a tarde e a noite. Ou seja, tenho que me virar nessas poucas horas que me sobram. O bom é que posso fazer o meu horário, mas tenho algumas coisas fixas, como dia de embrulhar pedidos, dia de pagar as contas e dia de postagem.", afirma. A YF não tem funcionários. No geral, a Débora é responsável por tudo, mas tem a ajuda da mãe no financeiro e do pai no estoque e envios.
Pra finalizar, ela deu algumas dicas para quem pensa em abrir uma loja virtual. "Pra alcançar o sucesso é necessário determinação, persistência, responsabilidade, honestidade e criatividade. São coisas que acho importantes na vida em qualquer área! Seja familiar, trabalho, amigos e etc. Também indico que seja feita muita pesquisa! Pesquisa quem já tem, quem tá começando agora, o que você quer vender, o público, pergunta para quem você acha que pode te dar informações boas e o produto que você quer vender. Esse último é o mais importante, pois você precisa ter qualidade! Enfim, tentar descobrir mais sobre esse meio! Pelo menos foi isso que eu fiz!", disse.
E agora é minha vez de dar uma dica: visitem o site da Yellow Factory, morram de amores e comprem TODA A COLEÇÃO NOVA (porque é o que eu faria se pudesse!!!! haha). <3

























